Richarlison dá a volta por cima no Tottenham e ‘multiplica’ gols na Premier League

(foto: Divulgação/Tottenham)

Em respeito à camisa que vestiu por quatro temporadas e aos torcedores no Goodison Park, o brasileiro celebrou de forma discreta, sem muita euforia, apenas abraçando os companheiros de equipe.

Continua após a publicidade..

O primeiro gol foi consequência de uma boa troca de passes dos Spurs. Aos 3 minutos, o camisa 9 recebeu na área e chutou de primeira com o pé canhoto.

Números de Richarlison

Com os dois gols de hoje, Richarlison chegou a 10 em 20 jogos na Premier League. Os números positivos foram construídos nas oito rodadas anteriores, em que ele balançou a rede nove vezes.

Continua após a publicidade..

O centroavante revelado no América está perto de alcançar seu melhor desempenho no Campeonato Inglês.

Continua após a publicidade..

Para isso, precisa de mais quatro gols, de forma que supere os 13 anotados pelo Everton em 2018/2019 (35 jogos) e 2019/2020 (36 jogos).

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Com 59 gols em 220 jogos, Richarlison é o terceiro brasileiro que mais marcou na Premier League, abaixo de Roberto Firmino (82 gols em 252 jogos) e Gabriel Jesus (73 gols em 202 jogos).

O recordista geral na Liga Inglesa é Alan Shearer, ídolo do Newcastle (260 gols em 441 jogos), seguido por Harry Kane, ex-companheiro de Richarlison no Tottenham (213 gols em 320 partidas).

Críticas na temporada anterior

Na temporada 2022/2023, Richarlison havia feito somente um gol em 27 partidas no Campeonato Inglês. O desempenho abaixo do esperado rendeu críticas e comentários irônicos ao brasileiro.

Em junho de 2023, os atacantes Michail Antonio, do West Ham, e Callum Wilson, do Newcastle, debocharam de Richarlison.

“Ele marcou quatro vezes nesta temporada. Três vezes ele esteve impedido [e] ele tirou a camisa quatro vezes nesta temporada”, disse Antonio. “Ele tem quatro amarelos – ele está quase suspenso”, acrescentou Wilson.

Autor de três gols em quatro jogos na Copa do Mundo de 2022, o Pombo respondeu a provocação. “Quantos gols os dois têm na Copa do Mundo?”.

Em 2023/2024, Richarlison, com 10 gols, está à frente dos dois: Michail fez dois em 12 partidas pelo West Ham, e Callum tem sete em 14 jogos no Newcastle.

Trabalho psicológico

Richarlison chorou no banco de reservas da Seleção Brasileira pouco depois de dar lugar a Matheus Cunha na partida contra a Bolívia, no estádio Mangueirão, em Belém, pela primeira rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

O camisa 9 passou em branco na goleada do Brasil por 5 a 1, em 8 de setembro de 2023. Na ocasião, ele afirmou que caiu em lágrimas por causa de problemas na vida pessoal.

“Naquele momento (choro), nem por jogar mal. A meu ver, não fiz uma má partida. Foi mais um desabafo por coisas que vinham acontecendo fora de campo, que fugiram do controle não da minha parte, mas de pessoas que estavam perto de mim”.Richarlison, em 13 de setembro de 2023

O atacante, então, buscou ajuda psicológica por meio de terapias e recebeu o apoio do técnico do Tottenham, o australiano de origem grega Ange Postecoglou.

Richarlison de volta à Seleção?

A fase extraordinária de Richarlison indica um possível retorno à Seleção Brasileira. A última vez dele com a amarelinha foi no dia 17 de outubro de 2023, na derrota por 2 a 0 para o Uruguai, pela quarta rodada das Eliminatórias, em que entrou na vaga do lesionado Neymar.

Coincidentemente, o Brasil não se deu bem sem a presença do Pombo, pois perdeu para Colômbia (2 a 1) e Argentina (1 a 0), ficando em sexto lugar nas Eliminatórias, com sete pontos em seis rodadas.

Em março, o técnico Dorival Júnior, substituto de Fernando Diniz, convocará os jogadores para os amistosos contra Inglaterra (23/3) e Espanha (26/3). Se for lembrado, Richarlison poderá, também, recuperar-se na Seleção, pela qual soma 20 gols em 48 partidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais