Entidade explica que medida ainda precisa ser discutida e testada
A FIFA divulgou um comunicado nesta quinta-feira em resposta à notícia de que um cartão azul seria em breve introduzido no futebol profissional.
De acordo com a declaração da entidade máxima do futebol, afirmar isso seria considerado “incorreto e prematuro”.
— Se houver qualquer teste implementado, este deve ser realizado de maneira responsável, com limitações nos níveis inferiores, posição que a FIFA planeja reiterar quando esse assunto for discutido com a IFAB no dia 1º de março — explicou a FIFA.
Conforme relatado pelo jornal inglês “The Telegraph”, a introdução do cartão azul no futebol profissional para punir lances antidesportivos está sendo considerada.
A possível novidade seria anunciada nesta sexta-feira pela International Football Association Board (IFAB), entidade responsável pelas regras do esporte.
O próximo congresso anual da IFAB está marcado para março, evento mencionado pela FIFA, no qual será decidido se o cartão azul será aprovado ou não.
No entanto, mesmo em caso de aprovação, a FIFA esclarece que o teste será localizado e aplicado apenas em categorias inferiores.
O cartão azul teria a função de retirar os jogadores do campo por dez minutos em casos de simulação, faltas de antijogo ou desrespeito a um árbitro.
Caso um jogador receba dois cartões azuis, ou um amarelo e um azul, seria automaticamente mostrado o cartão vermelho, resultando na expulsão do jogador da partida.