Sorteio da Copa de 2026 agita Washington com novidades
A cidade de Washington, nos Estados Unidos, será o epicentro do futebol mundial nesta sexta-feira, 5 de dezembro de 2025. A Federação Internacional de Futebol (Fifa) realiza o aguardado sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026 no icônico Kennedy Center. O evento, que começa às 12h no horário local (14h em Brasília), marca o ponto de partida para a definição das 12 chaves do torneio, que será o primeiro com 48 seleções.
Com grandes expectativas, as seleções, incluindo o Brasil, só conhecerão todos os detalhes dos seus jogos no sábado, em uma transmissão adicional da Fifa. Essa divisão em duas etapas foi planejada para facilitar a logística dos países-sede: Estados Unidos, México e Canadá. A Copa de 2026 promete ser histórica, com 104 partidas em 16 cidades, entre 11 de junho e 19 de julho.
Novidades no formato e sede tripla
A edição de 2026 traz um novo formato, com 12 grupos de quatro equipes cada, substituindo os tradicionais oito grupos. Essa mudança aumenta o número de seleções que avançam para as fases eliminatórias, totalizando 32 times, o dobro da edição anterior. A sede tripla da competição contará com 11 estádios nos EUA, três no México e dois no Canadá, prometendo uma diversidade de cenários para os jogos.
Composição dos potes e restrições
A Fifa organizou os potes do sorteio com base no ranking mundial de novembro de 2025. Brasil, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha, além dos anfitriões, estão no pote 1, garantindo a liderança de seus grupos. As regras do sorteio limitam que duas seleções da mesma confederação caiam no mesmo grupo, exceto as da Uefa, que podem ter até duas por chave.
Procedimentos e transmissão do sorteio
O sorteio começa com as seleções do pote 1, usando bolinhas coloridas para os anfitriões: verde para o México, vermelho para o Canadá e azul para os Estados Unidos. As demais seleções são sorteadas para os grupos restantes, seguindo regras de distribuição geográfica. Times das repescagens, ainda indefinidos, estão provisoriamente no pote 4, com suas identidades a serem reveladas em março de 2026.
Expectativas e preparativos das seleções
Com o sorteio, seleções como o Brasil começam a traçar estratégias baseadas nos adversários. No entanto, ajustes logísticos só serão feitos no sábado, quando locais e horários exatos dos jogos serão anunciados. A abertura da Copa acontecerá no Estádio Azteca, no México, enquanto a final será no MetLife Stadium, em Nova Jersey, prometendo um espetáculo para 82 mil torcedores.
Transmissão e engajamento dos torcedores
O sorteio será transmitido ao vivo pela TV Globo, SporTV e plataformas digitais, como o site da Fifa e YouTube. A Fifa também promove iniciativas para envolver os torcedores das cidades-sede, oferecendo ingressos gratuitos e experiências VIP. O evento contará com apresentações musicais de artistas renomados, tornando o sorteio um espetáculo que une esporte e entretenimento.
Com tantas inovações e expectativas, a Copa do Mundo de 2026 promete ser um marco na história do futebol, atraindo atenção global para os gramados da América do Norte.
Perguntas Frequentes
Qual será a novidade no formato da Copa do Mundo de 2026?
A edição de 2026 terá 12 grupos de quatro equipes cada, ao invés dos tradicionais oito grupos.
Quais são os países-sede da Copa de 2026?
Estados Unidos, México e Canadá são os países-sede da Copa do Mundo de 2026.
Quais seleções estão no pote 1 do sorteio?
Brasil, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Portugal, Holanda, Bélgica, Alemanha, e os países-sede estão no pote 1.
Quando serão reveladas as identidades dos times das repescagens?
As identidades dos times das repescagens serão reveladas em março de 2026.
Onde será a abertura e a final da Copa do Mundo de 2026?
A abertura será no Estádio Azteca, no México, e a final será no MetLife Stadium, em Nova Jersey.